Desde que as celebridades começam a atribuir sua silueta fina a uma nova dieta livre de glúten, muitas pessoas passaram a eliminar o trigo do seu dia a dia.
Antes de mais nada, vamos esclarecer que o glúten é Ele é uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada.
A Organização Mundial declara que 1% da população mundial é celíaca, ou seja intolerante ao glúten.
Se você tem dúvidas sobre ser ou não intolerante ao glúten, recomendo procurar um médico, especialmente se costuma ter diarréia com frequência,  ele fará uma investigação através de exames laboratorias e analisando sua alimentação.

Mas será mesmo que o glutén deve ser retirado da alimentação até mesmo de pessoas sem intolerância ao ingrediente?

Que tal aprender mais lendo livros sobre o tema e experimentar as sugestões apresentadas pelos autores, a melhor forma de saber se uma dieta se aplica a você e observando como seu corpo reage à ela. Depois disto é claro, procure um nutricionista para ajustar sua alimentação!

 

Neste livro, “A dieta da mente”,  o autor apresenta vários estudos e alega que os carboidratos podem destruir seu cérebro. Defendendo que embora muitas pessoas não sejam celíacas(auto-imunes), há um elevado número de pessoas com sensibilidde ao glúten. E correlaciona doenças neurológicas como Alzheimer, TDAH , dores de cabeça, depressão e autismo ao alto consumo de glúten e açúcar.

Apesar deste fato alarmante, Dr. David nos apresenta um cenário otimista ao dizer que o segredo de um cérebro saudável não está na genética e sim na alimentação.

Neste livro você também encontrará um programa alimentar e a lista de 07 poderosos suplementos recomendados. O autor diz que esse é o caminho para quem quer manter seu cérebro saudável e sem uso de qualquer medicação.

Dr. David Perlmutter o autor é um neurologista, presidente do Perlmutter Health Center, cofundador da Perlmutter Brain Foundation e membro do American College of Nutrition.

comprar


Este livro figurou nas listas de livros mais vendidos ao sustentar que o glúten que consumimos hoje não com o qual eram feitos os pães na antiguidade.

Dr. William Davis é cardiologista e assim como o Dr. David do livro acima, acredita que uma dieta composta por carboidratos e irrestrito consumo de glúten pode ser maléfica até mesmo para pessoas não celíacas.

O motivo pelo qual esse consumo na atualidade se tornou tão perigoso seria devido aos cruzamentos de espécies de trigo realizados pelo agrônomo Norman Borlaug (1914 -– 2009) que causaram alterações na estrutura do glúten. Essas mudanças  estariam aumentando os casos de diabete, pressão alta e obesidade.

Dr. William não dá margem sequer aos produtos integrais e nos mostra ao longo do livro a importância de sabermos o que comemos.

O livro ainda traz receitas para lhe auxiliar nessa mudança de hábito.

 

Comprar

Confrontando os autores acima, o autor Alan Levinovitz ,filósof,  PhD, professor na universidade James Madison e  especialista em religião e literatura,  convida aos leitores a não demonizar a alimentação e ataca ao dizer que tratam-se de modimos dietéticos.

Alan destaca fatores emocionais atrelados a alimentação e diz que o problema não é o que comemos, mas sim como comemos. O autor destaca que estamos perdendo o prazer ao comermos, ansiosos e estressados e banindo “inimigos” das nossas refeições, como açúcar, sal, glúten e gordura.

Desafie dietas e explica o motivo delas terem funcionado, também se refere a vários mitos ao redor de alimentos classificados como maléficos pelos autores David e William, e pasmem alguns mitos originados na China a muitos e muitos anos atrás.

E destaca que há pessoas que sofrem de distúrbios alimentares porque começaram a ter problemas justamente com as dietas que excluíam algum alimento.

Comprar

 

Como podem notar o tema é bastante controverso, por isso leia e consulte um profissional. Saúde é mais importante do que desfilar magérrima na praia.

Sua alimentação precisa respeitar seu paladar, seu organismo, sua rotina e lhe proporcionar disposição para realizar seus sonhos.