Recentemente li um Instagran de um personal trainer a seguinte frase: “É no inverno que você decide se no Carnaval irá sair de baiana ou passista”. Exageros à parte, temos um exemplo de preparação para uma meta!
Seja o que for que você almeje conquistar, quanto mais planejamento melhor.
Assim como não engordamos 10 kilos da noite para o dia, também não perdemos a bordinha de catupiry que nos incomoda tomando um suco detox!
Mas ninguém muda hábito e decide perder o peso extra só porque a sociedade impõe um padrão, nós só mudamos quando a condição atual nos gera desconforto ou mesmo sofrimento.
E é por isso que para ter resultados, precisamos ter objetivos que podem ser de curto, médio e longo prazo. Sabendo aonde se quer chegar é mais fácil percorrer o caminho resistindo as tentações.
Por exemplo, se você quer realizar uma viagem para Índia, pois é seu sonho conhecer o Taj Mahal, você precisará deixar de gastar dinheiro com coisas que lhe dão uma satisfação imediata em detrimento do seu sonho maior.
Ações como abrir uma conta específica para uma aplicação financeira no banco e ir investindo seu dinheiro que seria gasto com um novo sapato, com mais um vestidinho preto e até com a redução de idas a restaurantes durante a semana irá lhe fazer ver o quanto é possível economizar sem sofrer, sem prejudicar sua rotina e ainda assim ficar mais próxima do seu sonho.
Mas para isto é necessário propósito!
Quer mais exemplo, ok, vamos lá! Talvez você venha a algum tempo se sentindo infeliz em seu trabalho e nem seus amigos aguentam mais ouvir você reclamar do seu chefe e da sua insatisfação profissional.
Talvez seu foco devesse ser alterado e ao invés de reclamar, definir uma meta.
Mas como?
Se questionando, ouvindo-se!
O que lhe incomoda em seu trabalho?
Como você pode usar melhor seus conhecimentos técnicos e interpessoais?
O que eu gostaria de fazer todos os dias?
E ao final deste diálogo interior, talvez você descubra que precisa mudar de direção, ajustar sua rota profissional e mudar de área.
A partir daí, você pode usar seu networking na própria empresa que trabalha e se candidatar ao recrutamento interno da área que almeja, ou talvez, você primeiro precise realizar um curso de especialização na área de seu interesse e se preparar para aplicar para novas posições.
É o quanto você deseja algo que lhe dará forças para promover as ações.
Você pode se tornar tudo o que deseja, mas antes precisa querer! Só que esse querer é algo muito distinto do que a sua família ou amigos desejam para você, sua mudança somente será possível se essa vontade for genuinamente sua.
Se questione, ouse descobrir se está na direção dos seus sonhos!
Permita-se ir mais além e ser a pessoa que você quer ser.